BATE PAPOS

Passos que Inspiram

Neste Bate-Papo reunimos pessoas que inspiram nossa caminhada e outras formas de ver o mundo. O convite é para um momento de partilha de saberes entre convidados com trajetórias artísticas e comunitárias atuantes no Distrito Federal e público.

Calila das Mercês (DF)

Calila das Mercês (DF)

Calila das Mercês – Baiana de Berimbau (Conceição do Jacuípe) morando atualmente em Brasília. Escritora, jornalista (UFRB) e doutora em Literatura (UnB), defendeu recentemente “movimentos e (re)mapeamentos de mulheres negras na literatura brasileira contemporânea”. Recebeu o Prêmio Pesquisa Literária da Fundação Biblioteca Nacional (2015) pelo projeto de dissertação e o Prêmio Antonieta de Barros – Jovens Comunicadores Negros e Negras, pelo projeto Escritoras Negras da Bahia (2016). Publicou “Notas de um interior circundante e outros afetos” (2019, Editora Padê).

João Nogueira (DF)

João Nogueira (DF)

Negro, Educador e Pai.

Zane do Nascimento (DF)

Zane do Nascimento (DF)

Mulher baiana. Cientista social. Atualmente é moradora de São Sebastião, Distrito Federal. Foi facilitadora da Oficina Escrevivências e toca o podcast Opará.

Agentes, Coletivos e Espaços Culturais

Reunimos neste encontro Agentes, Coletivos e Espaços Culturais que atuam movimentando a cena cultural de comunidades, inspirando e movimentando pensamentos, ideias e sonhos.

Aline Karina (DF)

Aline Karina (DF)

Aline Karina é Bacharel em Turismo pela universidade de Brasília, mestranda em preservação do patrimônio cultural pelo IPHAN, gestora em turismo e técnica em agenciamento de viagens pelo IFB, afrompreendedora das empresas Sebas Turística e Circuito Cerrado Ecoturismo, conselheira de cultura do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). É idealizadora do projeto Musa, que surgiu com a ideia política de potencializar a cultura amefricana, por meio de rodas de conversa, oficinas, palestras e cursos.

Loba Makua (DF)

Loba Makua (DF)

Loba tem 28 anos, é cria de São Sebastião e há 7 anos se dedica a uma cartografia de saberes, por meio da arte, dos afetos. Co-fundadora da Coletiva Sebastianas – Território Cultural e da Biblioteca Exu do Absurdo, Loba é mestre de cerimônia e leiloeira oficial do Leilão do Absurdo. Loba tem uma linha diversa de poesia em várias formas que ela se desdobra: na performance, no mangueio, na música, na pintura, no contato com ervas, no escrever. Loba conta histórias pela ótica de quem tem uma memória mais velha que o corpo, e um corpo com memórias tão antigas quanto a alma. Pesquisa fazeres de arte como coco de roda, capoeira, maracatu, cavalo marinho, afoxé, tambor de crioula, caixa do divino, bois, hip-hop, manguebeat… E traz isso nas suas apresentações que calam e gritam ao mesmo tempo. Mãe, produz, reluz, sente, move, faz.

Paulo Dagomé (DF)

Paulo Dagomé (DF)

Nascido em 28 de setembro de 1964, sob o signo de libra, dublê de poeta e pintor, baiano de Vitória da Conquista, Paulinho Dagomé é também compositor premiado em festivais de música no DF. Morador de Brasília desde 1989 e de São Sebastião desde 1993, apenas a partir de 2001 inicia sua militância na cidade em favor das artes, expondo seus quadros, declamando seus poemas ou cantando em bares, escolas e centros culturais. Poeta desde os doze anos de idade, músico desde os quinze, vigilante noturno por necessidade, ativista sociocultural tardio, começando esta última atividade em 2001, fundou o grupo cultural Radicais Livres que realizou o Sarauradical, o qual servia como uma vitrine para a produção artística de São Sebastião, no Distrito Federal, onde cantores, atores, poetas, declamadores, pintores, artistas e público em geral, se apresentaram mensalmente até 2010 quando funda o Movimento SuperNova, no qual atua desde então.

Dilmar Durães - Elementos Pretos (DF)

Dilmar Durães - Elementos Pretos (DF)

Ator, administrador e membro fundador do coletivo teatral Elementos Pretos.