FEIRA PRETA

Afrikanus

Afrikanus

Criado em fevereiro de 2014 por René Mapouna (de Camarões) e Romisa El Karim (do Sudão) nasce a marca Afrikanus na cidade de Brasília-DF. Entre muitas feiras, eventos e parcerias acumulados ao longo do mesmo ano, a marca se sentiu preparada para aceitar novos desafios. Em 2015 a marca teve a oportunidade de participar pela primeira vez na 17ª edição do Capital Fashion Week com a coleção Sunshine ficando entre as 3 marcas que mais se destacaram nesta edição. Algo muito acima do esperado pela equipe que enfrentou várias dificuldades tanto financeiramente quanto pela falta de experiência, mas com a ajuda da Sindivest que colocou profissionais da moda à disposição da marca, o desfile foi um sucesso de críticas. Nesta edição do Capital Fashion Week a marca apareceu na revista do evento como um dos destaques. #Afrikanus é uma linha de acessórios e roupas que vem para valorizar a cultura africana. Estampas de cores vibrantes e alegres para embelezar VOCÊ!

Mercado Étnico

Mercado Étnico

A loja Mercado Étnico adorna, resgata, reconecta à afro ancestralidade, propulsiona a coletividade, a parceria, a diversidade e busca trazer essa identidade em cada produto.

Boom Alternativa

Boom Alternativa

Marca independente desenvolve coleções autorais desde 2016. No começo, criava bonés sublimados com ferro de passar e camisetas pintadas a mão e revendia peças de outras marcas.
Agora, o coletivo de criatives, apostam no trabalho autoral. A Boom, investe na economia colaborativa da periferia e do Entorno. A marca valoriza as pessoas por trás de cada etapa da produção das peças, sendo todas as suas coleções desenvolvidas na periferia. Com viés político-cultural, leva para as coleções a trajetória e a raiz afetiva social da dupla criativa.
As estampas são elaboradas em collab – termo que designa a colaboração entre grupo de ilustradores e artistas visuais para atuar em um projeto – com artistas de diferentes regiões administrativas do DF, como São Sebastião, Samambaia e Taguatinga, e do Entorno, como Jardim Ingá (GO).

Afrogaia Cosméticos

Afrogaia Cosméticos

Afrogaia é o ponto de mutualismo entre corpo e natureza que se materializa em forma de produtos naturais, veganos e feitos à mão. Sinergias cosméticas produzidas em pequenos lotes no cerrado brasiliense.

Diáspora009

Diáspora009

Diaspora009 é uma marca de moda afro que constitui uma prática cotidiana para a construção de auto-conceito positivo. Oferecemos mais do que venda de roupas, acessórios e decoração – partilhamos uma prática de auto-conceito positivo para se colocar no mundo como protagonista de sua história. Exaltamos memórias coletivas que exaltam nossas ancestralidades negras e potencializamos discursos contemporâneos que dialoguem com a nossa compreensão de que corpos negros na diáspora africana são corpos em manifesto. Lia Maria é Mestra em Gestão de Políticas Públicas Educacionais em Gênero e Raça. Especialista em Culturas Negras do Atlântico. Bacharel em Belas Artes. É a criadora da marca, onde desenvolve a função de curadora, designer, produção, mídia, entregadora e direção de arte. O trabalho até os dias de hoje tem sido desenvolvido com parceria de ateliês de costura e com apoio da família, além de amigas e amigos que acreditam no sonho e somam para esta realização. Não temos loja física, atendemos exclusivamente online.

Larô - Arte e Axé

Larô - Arte e Axé

Me chamo Pablo Hércules, artista periférico oriundo de Planaltina – DF e que hoje desbrava novos territórios por SP e onde mais surgirem oportunidades que abracem um artista preto, LGBTQIA+, periférico e que tem muito a “soltar a voz” através de suas pinturas e que grita ao mundo a importância do resgate de nossos laços ancestrais que não foram contados.
Artes criadas com intuito de valorização e resgate da cultura preta, cuja diversidade e historicidade rege o presente.

Marca Yalodê

Marca Yalodê

Sou Ialê Garcia, Administradora em Comércio Exterior, Gestora Cultural (Pós graduada), Arte Educadora, Mulher PRETA, mãe de Hodari e Yaminah. Criadora e idealizadora da Marca YALODÊ desde 2006 e Coordenadora Geral do Coletivo YALODÊ BRASIL desde 2015 (realizamos intercâmbio cultural em países da Diáspora Africana e em Moçambique). Sou artesã por paixão e estilista por herança ancestral das mulheres da minha família (As Garcias). A MARCA YALODÊ cria peças cheias de cores, afeto e Poder Ancestral. Somos YALODÊ!

Livros de Cristiane Sobral e da Editora Aldeia de Palavras

Livros de Cristiane Sobral e da Editora Aldeia de Palavras

Atriz, escritora, mestre em artes e professora de teatro. Tem 11 livros publicados, comercializados pela marca Cristiane Sobral e pela sua editora Aldeia de Palavras.

Em 2020 criou o selo editorial Aldeia de Palavras e o projeto Curso de Escrita Criativa, com mais de 300 alunos formados e 2 publicações: uma antologia de contos “Águas D’Ilê” e uma de poesia “Ilha de Palavras”, com poetas de São Tomé e Príncipe com poemas em português e criolo. Nesse mesmo ano publicou ainda o Livro de poesias de Vitória Régia Izaú, Conexões Afro Mulheristas.
Em 2021, criou a Escola de Literatura Negra, em parceria com o projeto Ative a Cidadania (BA).

Simbaz

Simbaz

Inaugurado em 25 de agosto de 2017, o Simbaz – Culinária Afro e Bar fica localizado na 412 Sul de Brasília, e reúne sabores de vários países do continente africano. Há uma variedade de entradas, pratos principais a la carte e drinks bem exóticos. Destaca-se também o slogan do Simbaz: “Hakuna Matata”, que é para que no espaço do restaurante os clientes esqueçam seus problemas e sintam-se na África!